segunda-feira, 6 de junho de 2011

O CHEQUE DEVOLVIDO




 

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;"
Mateus 6:14
 
Era uma vez, um rapaz que ia muito mal na escola.
Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais, que como bons pais, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.
Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
 "Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos, e conseguir ser aprovado no vestibular para a faculdade de medicina, dar-lhe-ei então um carro de presente"
Por causa da promessa do pai, o rapaz mudou da água para o vinho, pois o sonho dele era ter seu próprio carro.
Então o rapaz passou a estuda como nunca e a ter um comportamento exemplar.
 O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação, sabia que o filho não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas interesse em obter o automóvel. Isso era mal!
O rapaz prosseguia os seus estudos e aguardava o resultado de seus esforços.
 Assim, o grande dia chegou! Fora aprovado para o curso de Medicina.
Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.
O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.
 Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e passou-lhe as mãos uma caixa de presente.
 Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote.
 Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia.
 O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse, deixando discretamente o presente de lado.
A partir daquele dia, silencio e distância separavam pai e filho.
 O jovem se sentia traído e passou a lutar por sua independência.
 Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade.
 Raramente mandava notícias a família.
 O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital, adquiriu tudo o que mais desejava, inclusive um carro esporte, e se esqueceu completamente do pai.
 Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão.
 Até que um dia, o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu... Faleceu
 No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás.
De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele.
 Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.
A carta dizia:
"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui esta o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar uma presente ainda melhor: Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".
Corroído pelo remorso, o filho caiu em profundo pranto...
Como é triste a vida dos que não sabem perdoar!!!
Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.
Antes que seja tarde, perdoa aquele a quem pensa que lhe fez algum mal.
Talvez, se olhares com cuidado, verá que há também "um cheque escondido" em todas as adversidades da vida.

OLHANDO PARA JESUS




 

"Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me."
(Mateus 14:30)

Um homem bem sucedido contou como  aprendeu,  com  seu  tio, muitos anos antes, a arar a terra.
Disse  ele: 
Eu  assisti como ele começava a preparar o solo.
Primeiro ele  fazia  um sulco redondo no  meio  do  campo.
Depois,  seguindo  dali, traçava sulcos sempre em linha reta.
Chegou,  finalmente,  o momento de eu trabalhar na  terra,  fazendo,  eu  mesmo,  os sulcos onde as sementes seriam plantadas.
Eu  sempre  o  via seguindo em linha reta no campo como  uma  seta. Perguntei, então, a ele, qual o segredo de seu sucesso.
Ele  respondeu:
- "Nunca deixe seu olhar se desviar de um objetivo fixo.  Olhe somente para a frente."
Então,  mandando-me  assumir  o  seu lugar, ele disse:
- "Eu vou me colocar na outra ponta  e  você manterá os olhos em mim o tempo todo."
Este também é o segredo de uma vida cristã vitoriosa:
Olhar atentamente para Jesus.

O cristão deve seguir a Cristo,  não importa o quanto isso custe.
Devemos  continuar  seguindo-o, sem desviar a atenção para qualquer  outro  lado,  traçando,
por Sua graça, "o sulco em linha reta."
Quando Pedro, no Mar da Galiléia, soube que era  Jesus  quem vinha andando sobre as águas, pediu-lhe que  permitisse  que pudesse  caminhar  também  sobre  as  ondas.
O  Senhor  lhe concedeu e Pedro começou a andar, flutuando, sobre as  águas que até então o aterrorizavam.
Mas, "prestando  atenção  aos ventos," começou a afundar.
Cristo  tomou-lhe  pela  mão  e repreendeu sua falta de fé.
Se não olhamos diretamente para o  Senhor,  desviando  nossa mente para coisas que estão  ao  nosso  redor,  perdemos  as bênçãos almejadas e pelo Senhor preparadas para  nós.
Dessa maneira, os sulcos de nossa caminhada ficam  tortos,  saindo do rumo, tornando o alcance de nossos sonhos cada  vez  mais distante.
Olhando somente para Cristo você alcançará a bênção desejada.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; - Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:14-16

Para que a nossa luz brilhe diante dos homens, primeiro precisamos deixar a luz de Deus brilhar sobre os lugares escuros do nosso coração, trazendo à tona todo pecado oculto, e toda sujeira que se esconde nas trevas. Muitas vezes é dolorido enxergar verdades à nosso respeito, mas quando Deus traz a luz o que precisa ser transformado, é para que Ele possa nos limpar e fazer livres de tudo o que nos prende e afasta dEle. Quando não deixamos Deus brilhar a luz dEle nos nossos corações é como se escondêssemos a nossa luz debaixo da cama. Mas quando permitimos que Ele derrame luz nas nossas trevas, como ora o salmista, aí sim nossa luz brilhará diante dos homens, e o que as pessoas verão serão boas obras, porque são feitas com um coração puro, para a glória de Deus.

Oração: Deus sonda o meu coração nesse momento e traga à luz as trevas que existem no meu coração, e que essa luz dissipe todos os maus caminhos que nele existem. Me dê um coração puro, e me transforma para que eu possa ser luz. Em nome de Jesus, amém.

QUANDO A ORAÇÃO NÃO FUNCIONA



“Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.”
João 16.24

A pessoa iluminada por Deus é chamada nas Escrituras de sábia, pois ela sabe o tempo e o modo em que deve orar. Esse conhecimento entra em seu coração, quando ela é visitada por Jesus. Com a visitação do Mestre, vem a sabedoria de como e quando determinar que a obra seja feita. É prudente esperar até a chegada da alegria, e, então, ela conhecerá o momento próprio de agir.
Nenhuma revelação que provém do Senhor é desprovida de alegria, uma vez que ela é sinal de que Ele lhe deu a bênção. Quando a mente tenta entender a Palavra, ela pode chegar a conclusões que parecem lógicas, mas não têm aquele contentamento santo, o qual só ocorre com a divina manifestação em nosso interior. Então, a nossa alma exulta de um prazer muito grande, e, com isso, podemos exercer o nosso direito.
No versículo anterior, Jesus explica que, ao nos visitar, Ele faz o nosso coração alegrar-se. Certamente, o Mestre não falava da alegria natural que temos ao recebermos uma boa notícia, mas, sim, da alegria do Senhor, a qual é a nossa força (Ne 8.10). Esse fenômeno ocorre com todo aquele que se deixa guiar pelo Espírito de Deus. A visitação do Senhor serve como autorização para que tomemos posse do que nos pertence.
Tendo recebido a alegria divina em nosso coração, não precisamos mais esperar para que sejamos abençoados, mas somente crer e determinar que a obra seja feita. É de suma importância receber a divina visitação, a qual nos alegrará, dando-nos a capacidade para pedir e receber. Até o momento em que somos visitados pelo nosso Deus, não temos pedido nada. Sem a alegria, as nossas petições não são aceitas.

Após o coração ter-se alegrado com a revelação, Deus nos encoraja a pedir. É bom dizer que não é necessário repetir a oração o tempo todo, mas, se oramos sem fé, podemos voltar a fazer a mesma oração, desde que seja com fé e, assim, seremos atendidos. Ao alegrar o nosso coração, o Senhor está dizendo que podemos pedir aquilo que nos foi prometido, pois será feito.
Outro fator a notar é que o Altíssimo não quer nenhum de Seus filhos frustrando-se na fé. Quando nos presenteou com a alegria, Ele deu tudo aquilo de que precisamos para sairmos vencedores. Dessa forma, mesmo que a situação pareça impossível, só precisamos determinar e crer: será feito o que pedimos. O propósito maior em nos conceder o que oramos é fazer-nos fortes o suficiente para glorificarmos o Seu santo Nome com a vitória.
Então, passe a desfrutar da vida abundante que Jesus lhe concede. Não aceite nenhum fracasso nem engano do inimigo. Se já recebeu o entendimento da Palavra de Deus, esteja convicto de que suas determinações serão realizadas. Acima de tudo, a sua alegria tem de ser completa.