segunda-feira, 27 de junho de 2011

DE QUEM VOCÊ É TESTEMUNHA


“A testemunha de Belial escarnece do juízo, e a boca dos ímpios engole a iniquidade.”

Provérbios 19.28

    Todas as pessoas são testemunhas: ou de Deus, ou do diabo. Os que aprendem com o Senhor falam as palavras dEle, vivem debaixo da proteção delas e, por isso, são sempre alegres e vencem todas as investidas do inimigo contra a sua vida. Já as testemunhas do maligno não veem sentido em clamar pelas bênçãos do Altíssimo. Não somente desprezam o que está escrito nas Escrituras e o que lhes pertence, como também escarnecem do que lhes foi comprado por um alto preço.
    Os que servem a Satanás podem ser pessoas simples ou grandes eruditos, uma vez que não é a cultura que responde por eles, mas, sim, o espírito de engano. Em casos como esse, o melhor que podemos fazer é interceder e, com a sabedoria divina, pregar a mensagem do Evangelho.
    O tempo todo, a testemunha de Belial vive “engolindo” a iniquidade, e, por isso, sua alma – possuída pelas forças das trevas – não enxerga nada de mal em desonrar o próprio corpo, praticar atos contrários à natureza e envolver-se com tudo o que é errado. Assim, ela vai moldando o seu caráter com influência do causador de todos os males, o diabo, e, mesmo se esforçando para o bem, sempre acaba tropeçando nas armadilhas dele.
    A “sede” daqueles que servem ao inimigo é enorme. Em razão disso, tudo o que ele apronta e envia para destruir a humanidade tem em suas testemunhas um sinal de boas-vindas. Elas amam repetir palavras escarnecedoras, contar novas piadas imorais, falar dos erros dos outros e ajudar na queda dos inocentes. Por causa do espírito que as domina, não conseguem fazer o bem. Esse estado irá fazê-las abraçar as chamas infernais, que causarão sofrimento por toda a eternidade.
    Já os que dão testemunho de Jesus vivem para fazer o que é correto. Eles estão sempre “ligados” com os Céus e, quando veem alguma obra do mal atingindo uma pessoa, intercedem por aquela vida. As testemunhas de Jesus são como o sal para o mundo, pois, por causa delas e do que pregam, as pessoas não ficam completamente perdidas.
    Os servos de Jesus são o prazer do Senhor e têm uma “fome” de fazer o bem, e isso causa admiração até nos que são contra o Evangelho. Por esse motivo, eles se esforçam de tal modo que, quando é preciso, chegam a negar algum prazer a si mesmos.
    No grande Dia, os anjos de Deus sairão pelos quatro cantos da Terra para ajuntar a humanidade em dois grupos. Um deles será composto pelas testemunhas de Jesus e ficará à Sua direita; porém, o das testemunhas do inimigo ficará à Sua esquerda. Aos primeiros Ele dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34b). No entanto, para o outro grupo, Cristo falará: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41b). Em qual deles você estará?

VEJA O SEU PROCEDIMENTO

“Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas.”

Provérbios 20.3

Desde que o ser humano está sobre a face da Terra, existem contendas, pois o pecado cometido por Adão fez a alma humana ficar “avariada”. Por esse motivo, o homem cria e se envolve em situações que não lhe dizem respeito. Além disso, pessoas que não temem o Senhor gostam de se mostrar superiores, e algumas até agem como se fossem juízes. Porém, o que entra em questão alheia é como o cidadão tolo que pega um cachorro pela orelha (Pv 26.17) – sairá ferido.
Diz a Palavra que ao servo de Deus não convém contender (2 Tm 2.24), no entanto, em vários lugares, encontramos cristãos que ficam debatendo a respeito da fé. Ora, ninguém irá a Cristo se o Pai, que enviou Jesus, não o levar. Então, definitivamente, não discuta nada sobre religião; ao contrário, peça sabedoria ao Senhor para que, quando for indagado acerca de assuntos religiosos, você possa esquivar-se, deixando a Semente incorruptível plantada (1 Pe 1.23).
Sabendo que o Altíssimo Se agrada do filho que se desvia de contendas, passe a ficar longe de todo tipo de questões, inclusive das fofocas. Não é conveniente a uma pessoa que tem a sabedoria celestial reduzir-se ao nível daquela que, nem de longe, sabe o que é a Verdade. Os que contendem são desprovidos de bom senso, e, muitas vezes, é melhor sofrer um prejuízo do que brigar pelo que acham ser seu direito.
O melhor que podemos fazer é ser a alegria do Senhor em todos os momentos. Ele haverá de nos recompensar todas as vezes que, por causa dEle ou do Evangelho, deixarmos qualquer mau hábito. Contudo, existem “irmãos” que vão perante os juízes incrédulos pleitear aquilo que consideram seu direito, e a Palavra proíbe isso.

As pessoas que não têm o temor do Senhor são chamadas, na Palavra, de tolas (Pv 1.7). Quando Deus usa alguém para lhes dar uma lição, elas se igualam aos piores indivíduos; então, ficam orgulhosas, declaram-se agredidas, roubadas e, quase sempre, partem para o litígio. Porém, não sabem que perderão muito ao terem tal atitude.
Além de descumprirem a Palavra de Deus, os que contendem dão sinais de que ainda não aprenderam ainda que é fácil entrar em debates, mas é difícil sair deles. Então, o demônio que mentiu para essas pessoas impede-as de aceitarem qualquer veredicto contrário. Assim, passam a odiar quem acreditam ter-lhes tirado algo e, com a desobediência, ficam acessíveis ao inimigo. Por essa razão, qualquer prejuízo que for suportado para não ter demônios dentro de si é lucro.
Portanto, fuja de tudo o que possa trazer dano à sua alma e jamais despreze os sábios conselhos do eterno Pai. Ele sabe por que permite que certas coisas lhe aconteçam. Afinal, essa é a Sua maneira de treinar os Seus nos caminhos divinos. Dependa sempre do Senhor e não se afaste dEle por nada. Um dia, Ele irá assentar-se no trono e dará a devida recompensa a todos aqueles que deixaram tudo por Sua causa.