quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COISA IMPOSSÍVEL



Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.

Hebreus 6.4-6

Nenhuma das repreensões desse texto bíblico deveria existir em você. Infelizmente, há cristãos que se deixam levar pela derrota e, assim, desclassificam-se para o Reino de Deus. Estudemos estas seis condições que, se estiverem juntas, desclassificarão quem as possuir. Que o que você verá agora sirva de aviso para a sua vida.

1º - Os que foram uma vez iluminados, compreenderam a vontade divina, tiveram a capacidade para entender a Palavra de Deus, mas se deixaram levar pelo pecado, desviando-se dos caminhos do Senhor, precisam parar correndo com a loucura e voltar à sensatez, pois, se assim continuarem, não poderão ser renovados. Essas pessoas conseguiram o que a maioria dos cristãos daria tudo para ter, porém, pelo desprezo que deram a bênção recebida, haverão de pagar caro.

2º - Não há nada melhor do que provar o dom celestial. Somente quem é salvo sabe o valor da graça divina. Quando somos aceitos na família de Deus, parece que estamos “nas nuvens”. Os problemas deixam de nos perturbar, as lutas cessam, e uma paz invade a nossa alma. Aqueles que não são salvos não podem entender o porquê da alegria que invade o nosso ser. No entanto, há pessoas que trocam tudo isso por uma aventura amorosa, pela desonestidade ou por outro erro.

3º - Que privilégio o Senhor nos concede de nos fazer participantes do Espírito Santo. O texto não fala somente de termos o Santo Espírito em nós, mas também de participarmos dEle. Quando isso acontece, nós nos tornamos vencedores em qualquer situação. A fé atinge uma altura muito grande em nosso coração, e, então, somos usados como o foram os irmãos do passado, os chamados heróis bíblicos. Por que alguém desprezaria essa graça?

4º - O nosso Pai deseja que provemos a Sua boa Palavra; afinal, foi Ela que nos criou, moldou-nos e nos dá o novo nascimento. Com Ela, estamos em casa; porém, sem Ela, sentimo-nos perdidos. A boa Palavra do Senhor ocupa o lugar ausente de Jesus em nosso meio, e, por meio dEla, o Altíssimo nos usa. Por isso, é possível afirmar que, uma vez tendo a companhia da Palavra, não há nem haverá algo que nos seja impossível.

5º - Aqueles que seguem o Senhor possuem a capacidade de provar as virtudes do século futuro. Esse poder é o que usaremos na eternidade. Agora, ele é dado a alguns, mas, no mundo vindouro, nós o teremos de modo ilimitado, dentro da vontade divina. Aqueles que receberam esse poder, mas faltaram com a confiança neles depositada, estão em laço de amargura.

6º - É muito triste quando alguém se deixa levar pelo inimigo e cai em pecado. O diabo fará tudo para tirar dele a felicidade eterna; então, é bom abrir os olhos e não aceitar nenhuma das ofertas proveniente do príncipe das trevas. As pessoas que cometem o que estamos estudando não conseguirão ser renovadas para a salvação. Se você tem caído em uma – ou algumas – dessas situações, busque correndo o perdão divino. Compete a você zelar pela sua salvação.