segunda-feira, 25 de julho de 2011

QUANDO O HOMEM DE DEUS TREME

Então, Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito quase uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei e disse: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar e disse: Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos

Daniel 4.19

Há coisas que Deus anuncia que fazem tremer até os que conhecem a sua posição em Cristo. O profeta Daniel, ao entender o que foi revelado ao rei Nabucodonosor, ficou atônito. Que os filhos do Altíssimo se preparem, pois o Senhor não brincou com o que colocou em Sua Palavra: a humanidade irá desesperar-se com o que está programado para acontecer antes da volta de Jesus.
Quando lemos a respeito dos dez grupos que não herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.10), isso nos faz pensar no que estamos fazendo para livrar até irmãos nossos que caíram nesse erro. O Dia do Juízo será de dor, sofrimento e desespero para muitos. Um expressivo número de pessoas acredita que Deus entenderá por que elas erraram e que Ele ão irá condená-las, mas esse pensamento não passa de puro engano, pois o juízo será sem misericórdia!
Existem pessoas que também ficarão desesperadas ao receberem a condenação por seus maus atos. Ao serem separadas eternamente do Senhor, nada mais lhes poderá ser feito. Dentre elas, há muitos considerados servos de Deus, os quais, por uma questão que julgam de menos importância, acham-se no direito de praticar o que a Palavra proíbe. No entanto, nós, que sabemos disso, o que estamos fazendo por eles agora? O que temos feito pelos parentes que ainda não se converteram? Temos alcançado os que só pensam nas coisas materiais e desprezam os avisos do Criador?

Ora, não é errado lutar para conseguir bens materiais; o problema é fazer disso a sua religião. Ainda que fosse com sacrifício, deveríamos buscá-los. Ao aceitarmos Jesus Cristo como Salvador, o manto da salvação também foi estendido sobre eles, pois as Escrituras declaram que você e a sua casa servirão ao Senhor (At 16.31).
Abra seus olhos e passe a fazer a vontade divina na mesma proporção que você recebeu a direção do Senhor, pois a quem muito for dado muito mais lhe será pedido (Lc 12.48). Não podemos economizar tempo nem recursos financeiros para levar a quem quer que seja o Evangelho. Será muito triste ver um dos nossos – ou mesmo um estranho –, que poderíamos ter levado à salvação, marchar para o abismo sem fundo, do qual jamais sairá.
Voltando ao que está programado para acontecer, lembre-se de que a Bíblia anuncia tempos difíceis para a humanidade. As catástrofes aumentarão, guerras e rumores de guerras surgirão com mais intensidade (Mc 13.7), e, quando todos pensarem que o homem alcançou a tão sonhada paz e está em segurança, sobrevirá repentina destruição (1 Ts 5.3). Portanto, não se afaste do que tem aprendido na Palavra de Deus; assim, você estará apto para escapar dos males que virão sobre a humanidade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONSELHO DE PAI

Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma.

Provérbios 19.18

Quando os filhos nascem, sentimos uma alegria imensa. No entanto, com o passar do tempo, alguns deles nos causam muita dor. Isso acontece porque eles não são ensinados a temer a Deus. Às vezes, os pais até que se esforçam para dar boa educação aos seus; porém, eles aprendem mais com as nossas ações do que com as nossas palavras. Veja como você vive o Evangelho, pois será assim que os seus também viverão.
A Palavra de Deus declara que, se instruirmos a criança no caminho em que ela deve andar, quando envelhecer, jamais se desviará dele (Pv 22.6). Isso é para ser levado a sério. Não deixe de ensinar os seus, desde os primeiros momentos de vida, os ensinamentos da divina Palavra. Tanto os filhos naturais quanto os espirituais devem ser tratados como pessoas que carecem do contato pessoal com o Senhor.
Há pais que se esforçam ao máximo para dar boa educação aos seus filhos, mas esquecem, ou não sabem, que a melhor instrução é obtida na Palavra de Deus. Os filhos que não A conhecerem, quando confrontados por uma tentação, tomarão decisões que levarão os pais ao desespero. Não são poucas as famílias enlutadas por causa de filhos que receberam o melhor no aspecto material, mas não resistiram à tentação do suicídio.
O homem é o único ser que, além dos filhos naturais que ele pode trazer a este mundo, consegue levar outros ao mundo de Deus. Esse privilégio está à disposição de todos, mas os que não provam o amor do Pai, ainda que se esforcem, não conseguirão levar os seus rebentos à salvação. Os filhos espirituais precisam, de igual modo, ver o bom exemplo de seus pais para que possam também acertar o Caminho

Se o seu filho natural, ou o que você gerou em Cristo, errar, não deixe de corrigi-lo. Ele precisa entender que o pecado não é uma coisa simples, mas, ao contrário, é uma arma do inferno para roubar da pessoa seu direito da felicidade eterna. O pai que não repreende o filho não somente faz mal a ele, como também despreza o que Deus ordenou. É nosso dever cuidar bem da herança do Senhor; entretanto, não se exceda no castigo, pois, se este for demasiado grande, o convertido poderá morrer na fé.
Seja sempre um pai responsável. Aprenda a ser obediente à Palavra de Deus, esforçando-se ao máximo para que as suas ações falem alto aos seus descendentes. O Altíssimo não terá por inocente os pais irresponsáveis. Aqueles que não cumprem bem o papel de pais chorarão amargamente.
Enquanto a pessoa está viva, há esperança. Então, use a Vara de Deus – a divina Palavra. Com isso, você terá bom resultado em cuidar dos seus.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PERIGO QUE RONDA OS ABENÇOADOS .


Não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo.

Provérbios 3.27

Ser ungido pelo Senhor para fazer Sua obra é muito bom, importante e abençoador, mas, com o que recebemos, nós nos tornamos responsáveis pelo modo com que as pessoas viverão. Temos o poder para ligar aqui na terra o que o Espírito Santo nos revelar pela Palavra de Deus; também temos o poder de desligar qualquer obra que o maligno estiver fazendo na vida daqueles que nos pedem ajuda.
Os que recebem do Senhor o dom de manifestar a Sua glória para as pessoas, as quais lhes são enviadas – ou a quem eles são enviados –, precisam entender que isso lhes foi dado não como pagamento de alguma dívida de Deus para com eles, mas, sim, para que abençoem os sofredores. Somos devedores de todos os perdidos para lhes dar a salvação.
Esse versículo nos revela que a bênção que recebemos para entregar ao povo não pertence a nós, mas aos que dela precisam. Então, devemos “pagá-los” sempre que for possível com o que, por direito dado pelos Céus, pertence a eles. Não fazemos um favor aos perdidos quando cumprimos o nosso dever; eles é que fazem o favor de nos permitir que sirvamos a Deus e, desse modo, sejamos abençoados.
Quem se recusar a entregar ao sofredor o que lhe pertence dará conta do mal feito a ele. Com esse entendimento, os filhos do Altíssimo jamais se encontrarão “no vermelho”, pois, ao executar sua missão, estarão cumprindo o débito que Deus colocou na conta deles. Paulo disse: “Ai de mim se não anunciar o evangelho” (1 Co 9.16b)!

Com a cura do homem da mão ressequida, a lição que Cristo deu aos fariseus é de suma importância: se Ele não fizesse o bem àquele homem, Ele estaria fazendo o mal. Pelo bem que realizaria no sábado, eles O acusariam, mas, pelo mal que faria se não tivesse curado aquela mão, eles nada fariam com Jesus. Aqueles hipócritas não entendiam nada do amor divino. Meu irmão, se você recebeu o dom de Deus, faça o bem, pois, do contrário, você receberá a sua pena.
Quem foi ungido é o único que pode fazer a obra para a qual foi eleito e revestido de poder. Veja o que lhe foi dado e não deixe de cumprir o seu dever – ou, então, no Grande Dia, terá contas a acertar por ter deixado de fazer o bem a quem dele precisava. O Todo-Poderoso o tem preparado para certas missões que somente você pode realizar.
Faça a sua parte com toda a fidelidade ao Senhor e jamais deixe de dar a quem necessita o que pertence a ele. Por certo, na eternidade, você receberá a recompensa por ter sido servo de Deus. O tipo de filho que agrada ao Pai é aquele que executa a sua missão e, por isso, tem acesso a tudo o que o Senhor possui. Se você ainda não se tem deixado usar pelo Altíssimo, viva essa experiência a partir de agora. Assim, verá o quanto Deus irá recompensá-lo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A MANEIRA CORRETA DE CONFIAR EM DEUS



“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”
Provérbios 3.5

A tarefa que recebemos de confiar no Senhor é de grandíssima importância, pois, por meio dela, ganhamos a salvação e as demais bênçãos. A pessoa que não conseguir colocar sua confiança no Altíssimo na hora da necessidade acabará por fazê-lo no outro, o diabo, que é mentiroso (Jo 8.44) e não merece crédito algum, por ser mal de natureza. Erram todos os que confiam em alguém que não seja Deus.
Aqueles que não depositam sua confiança no Senhor são facilmente reconhecidos, uma vez que sempre estão com problemas e inquietações – independentemente de frequentarem uma igreja ou não. Alguns acreditam na ideia de que apenas se filiando a uma denominação evangélica terão seus problemas solucionados. É muito bom fazer parte de uma congregação onde se prega a Palavra de Deus, mas isso não resolve nada. A verdadeira solução é confiar no Altíssimo de todo o coração.
Quem confia no Senhor de todo o seu coração vê os seus problemas serem resolvidos. Essa pessoa não teme a investida alguma do maligno, pois sua fé não se abala diante de um ataque do mal. Já os que não agem dessa forma, ao menor sinal de alguma anormalidade no corpo, na família ou no trabalho, logo ficam preocupados. Alguns até recorrem a fontes erradas, o que só aumenta o problema.
Os que se baseiam no que aprenderam com o mundo ou por si mesmos jamais terão o Senhor operando na vida deles. Ora, há muitos cristãos nessa situação, os quais, apesar de ouvirem a pregação da Palavra, não põem a sua confiança em Quem jamais deixou de cumprir uma só de Suas promessas. Não adianta achar que um impasse será resolvido de certa maneira, pois só o Altíssimo sabe o que é melhor para a solução de todos os problemas.

Por esse motivo, os caminhos dos que não confiam em Deus são tortuosos. A vida torna-se difícil, e surgem mil desculpas para o fato de não conseguir depositar a confiança nEle. Não importa o que parece ser lógico, apenas a Palavra de Deus é a Verdade em todas as situações, e, com Ela, jamais seremos derrotados. Confiar no Todo-Poderoso é crer em Suas promessas, e quem faz isso vê que Ele sempre é fiel em cumprir o que prometeu (Nm 23.19).
Quem deposita a confiança no Senhor O reconhece em todas as suas veredas. Na verdade, trilhar um caminho sem Deus, sozinho, é uma prova de que a confiança não está sendo depositada no Onipotente. Então, não faça nada que não seja aprovado pelos Céus nem despreze nenhum dos caminhos divinos.
Deus endireita as veredas de quem confia em Sua Palavra. Dessa forma, de degrau em degrau, é possível subir a montanha da fé. No entanto, quem seguir em qualquer direção verá que de nada adiantou rebelar-se contra a orientação divina. O que o Senhor revela é o caminho que Ele mesmo trilharia se estivesse em seu lugar.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A RESPONSABILIDADE DE DIZER “NÃO”


“Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas”.

Provérbios 1.10

Os que cometem pecado estão por toda a parte e, sem dúvida, serão usados para tirar você do caminho santo. As maneiras de agir dessas pessoas são múltiplas, conforme os espíritos imundos que habitam em seus corações. Em razão disso, não se deixe levar por nenhuma tentação, pois o fim de quem se rende ao mal será o sofrimento eterno. Contudo, se você já caiu, volte correndo para Deus e confesse seus pecados, a fim de obter o perdão.
Cuidado com a rude linguagem dos pecadores que corrompe e, muitas vezes, faz-nos reagir no mesmo tom. Por isso, lute para jamais agir em desacordo com as Escrituras. Em um momento de destempero, você pode causar males a alguém usado para atacá-lo e, desse modo, provocar uma ferida maior em si mesmo. Lembre-se de que muitos estão no caminho do erro, porque cederam completamente ao inimigo; assim, se você lhes responder à altura, poderá prejudicar-se igualmente.
No entanto, a mais perigosa linguagem é aquela cheia de falsa mansidão, pois o espírito humano fica vulnerável diante de palavras meigas. Um sorriso carinhoso, um toque sutil, um olhar gentil ou qualquer outro gesto de brandura, muitas vezes, pode ser uma flecha infernal, a qual se torna irresistível. Portanto, não se deixe levar por lágrimas, uma vez que até os crocodilos as derramam antes de atacar. Além disso, nunca tire seu olhar do Senhor Jesus, pois isso guardará você do mal.

Enquanto estivermos nesta vida, teremos problemas com as tentações, visto que o Senhor não as extinguiu ainda. Não há um servo de Deus a quem o diabo não tenha tentado e, infelizmente, há muitos influenciados pelas conversas “macias”, oportunidades fáceis e pelos argumentos que parecem irresistíveis.
Na verdade, o Altíssimo permite que venham as tentações, mas, ao mesmo tempo, dá-nos o poder de dizer não a todas elas. Assim, os que se mantiverem fiéis jamais experimentarão algum mal; porém, aqueles que cederem à cobiça – atuante em todas as áreas da vida – amargarão um final muito triste. Então, seja firme diante das insinuações, tentações e armadilhas armadas pelo diabo, e sempre diga “não” ao que vem dele.
O segredo de se manter santo e não se envolver no que é errado é um só: vigiar. Não há nada mais poderoso contra qualquer tentação do que permanecer na posição conforme as Escrituras. O maligno não consegue resistir a quem lhe resiste com o que está escrito no Livro de Deus. Dessa forma, nenhuma arma preparada contra você poderá prosperar (Is 54.17).
O nosso escape está no ensinamento de Jesus, o qual nos orientou a orar para não cair em tentações (Mt 6.13; Lc 11.4). Sem dúvida, há alguma investida maligna rondando você agora, pois o diabo nunca desiste de usar o seu potencial. Contudo, seja como for, fique firme em cumprir o mandamento do Mestre, pois, assim, você não dará ao inimigo a mínima chance de oprimi-lo. Jesus disse que a pessoa liberta por Ele, verdadeiramente, será livre (Jo 8.36).

sábado, 9 de julho de 2011

UMA ORAÇÃO NECESSÁRIA



“Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos; defende-me daqueles que se levantam contra mim. Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários.”
Salmo 59.1,2

Existem pessoas possuídas pelo demônio da maldade, e tudo o que fazem é praticar a iniquidade. Elas são inimigas do bem e, quando veem alguém feliz e próspero, logo concebem um plano para atacá-lo. Davi experimentou o que os homens maldosos podem fazer, mas ele também aprendeu o que uma pessoa de bem é capaz de fazer contra eles: orar a Deus, pedindo Sua ajuda.
O desrespeito à Palavra do Senhor leva muita gente a agir fora da razão e, desse modo, a prejudicar o próprio plano divino. Os malvados estão por toda parte, e o propósito deles sempre será contrário aos que são do bem. As vítimas desse tipo de pessoa devem orar para que o Senhor as defenda. Desse modo, os inimigos não conseguirão completar seu maligno intento, pois, com a ajuda do Senhor, elas serão guardadas.
A obra de Deus não vai parar por causa dos que se vendem ao diabo e prejudicam o trabalho dos que se dedicam a cumprir a vontade divina. Alguns desses inimigos, disfarçados de filhos de Deus, têm uma conversa “macia”, mas, dentro de si mesmos, só habita o ódio. Não medem esforços para atacar aqueles que foram colocados pelo próprio Deus em Sua missão. Porém, mais cedo do que pensam, esses “impostores” pagarão a conta. Por terem a mente cauterizada pelo erro, sequer se dão ao trabalho de pensar no mal que fazem a si mesmos ao se lançarem contra os que são chamados pelo Altíssimo. Eles tomaram o caminho do erro, no qual Balaão, o profeta que viu a jumenta falar (Nm 22), deu-se muito mal. Quem se deixa usar pelo diabo está fazendo a pior opção; Satanás não sabe o que é piedade e, quando tiver oportunidade, causará à sua vítima um de seus males.

O Senhor defende aqueles que colocam nEle a confiança. Como guerreiro pronto para a batalha, o Onipotente não Se recusa a atender aos Seus nem Se opõe a entrar na peleja em favor deles. Pobres daqueles que fazem do mal o seu bem! Quando precisarem da ajuda divina, clamarão e não serão ouvidos. O que lhes espera é o ódio do maligno, a quem serviram com dedicação.
O que Davi escreveu é a fórmula para Deus livrá-lo dos que se entregaram à vontade do iníquo: atenda à oferta divina e parta para a batalha, sabendo que o próprio Deus irá encarregar-Se de travar as suas lutas. O fato de o Senhor mandar Davi escrever o seu segredo é a garantia de que Ele lhe dará a vitória!
Não importa quem são os seus inimigos. O seu verdadeiro Amigo, se convocado, entrará em ação e irá livrá-lo das mãos dos que se prestam ao erro. Por que não orar agora e contar tudo a quem está pronto para lhe dar o livramento?

terça-feira, 5 de julho de 2011

Os dez mandamentos da mulher de Deus

Os dez mandamentos da mulher de Deus
A mulher de Deus é aquela que um dia aceitou o Senhor Jesus como Salvador, tornou-se uma nova criatura e deseja viver uma vida de dedicação à Obra de Deus. Por isso, deve ser uma pessoa realmente transformada, cheia do Espírito Santo e obediente à palavra de Deus, que exige dela, dentre outras, as seguintes características:1) Temer ao Senhor- este temor faz com que ela veja o marido como se fosse o Senhor Jesus, mesmo que ele seja incrédulo, Palavra de Deus diz: “mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada.” (Provérbios 31.30)2 Ser sábia – a mulher de Deus é sábia; por isto, fala pouco, ou só mesmo o necessário. Quando a pessoa fala muito é porque é egoísta, e sempre quer impor aos outros as suas idéias e pensamentos. Está escrito: “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” (Provérbios 13.3).3) Ser discreta – a mulher de Deus nunca procura chamar a atenção dos outros para si. Seu comportamento é contrário ao das mulheres do mundo; sua fala é suave e seus vestidos são discretos. Seu rosto pode ser maquiado, mas não mascarado; seu cabelo é penteado, mas não de forma exótica. Afinal, dizem às Sagradas Escrituras: “Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.” (Provérbios 11.22).4)Ser virtuosa – a mulher virtuosa é aquela que procura cuidar muito mais do seu coração do que do seu exterior. Tem, como fragrância no seu corpo, a plenitude da presença do Espírito Santo, conforme está escrito: “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2 Coríntios 2.15).5) Ser forte – não se abater diante das dificuldades; pelo contrário, quando os momentos difíceis acontecem, sua determinação de mulher de Deus é realçada: “a força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de manhã e, não tem preocupações.” (Provérbios 31.25).6) Ser de fé – mulher de fé é aquela que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades. Como dona-de-casa, sabe fazer do limão ema boa limonada! Estimula a fé do seu marido com palavras de ânimo e coragem: “O coração do seu marido confia nela.(Provérbios 31.11).7) Ser trabalhadeira – a mulher de Deus nunca é preguiçosa. Ela tem prazer em cuidar dos afazeres de casa de tal forma, que quando seu marido chega, tudo está em ordem. Ela não espera que os outros façam aquilo que é da sua competência: “É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento á sua casa e a tarefa às suas servas. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.”Provérbios 31.15,27,8) Ser fiel – a mulher de Deus não é fiel apenas ao seu marido, mas também à sua igreja. Sua fidelidade se faz transparecer no serviço de Obra de Deus“Aconteceu, depois disto andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.” Lucas 8.1-3 9) Ser sensata - a mulher de Deus sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando o seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve. Se é sensata, a mulher sabe como contornar uma situação desagradável, em vez de ficar reclamando todo o tempo. A Palavra de Deus diz: “a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18.21); “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.” (provérbios 11.13).
10) Ter bons olhos – procurar ver as demais pessoas como Deus as vê. É verdade que há pessoas más, e que é difícil vê-las com bons olhos, mas porque a mulher de Deus os seus olhos sempre procurar ver o lado bom de tais pessoas. É melhor ser prejudicado com bons olhos do que alcançar vantagens com maus olhos:São os olhos a lâmpadas do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas, portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6.22,23.amem