sexta-feira, 29 de julho de 2011

Arma de Deus



A arma de Deus é a Palavra.
A arma de Satanás também é a palavra.
A Palavra de Deus produz fé. É espírito e vida.
A palavra do diabo produz dúvida. É mortal porque com ela vêm os medos, as preocupações, ansiedades, lembranças dos traumas do passado, angústia, enfim, tudo o que é nocivo ao ser humano.
Enquanto a  Palavra de Deus levanta o caído, a do diabo derruba quem pensa estar de pé.
A Palavra cristã cura, anima, sustenta, traz paz, esperança, arremete a pessoa para o futuro.
Já a palavra diabólica adoece, desanima, separa, abate, constrange, cria inveja, traz ciúmes, suscita traições, demandas, promove injustiças, prostituições, rouba, destrói, mata, enfim, estimula os males.
A natureza humana está sempre no conflito entre a razão e a emoção: espírito x carne, ou fé x sentimentos. A Palavra de Deus desperta a razão; já o conselho do mal desperta a emoção.
A pergunta é:
A que conselho tenho dado mais atenção?
Ao do Espírito de Deus ou dos sentimentos?
Ao da fé ou da dúvida?

À Sombra do Espírito



O milagre de uma nova vida segue o mesmo molde do nascimento de Jesus, o Filho de Deus: Maria foi envolvida pelo Espírito do Altíssimo, e daí Jesus foi concebido.
O mesmo processo se dá em relação aos demais nascidos do Espírito, filhos de Deus.
Trinta anos mais tarde, Jesus ensinou a um mestre religioso como se tornar verdadeiramente filho de Deus:
“…quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” João 3.5
O nascer da água envolve a troca dos pensamentos humanos pelos de Deus. A água Divina lava os pensamentos fúteis, inúteis e vãos, e ocupam, em seu lugar, os pensamentos vivos de Deus.
Já o nascer do Espírito ocorre conforme o relato do anjo à virgem Maria:
“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o Poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra...” Lucas 1.35
É o que tem de acontecer com todos. Todos que, com humildade,  acreditam na Palavra de Deus.
Por conta disso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
Para complementar isto, o Espírito Santo, através de Paulo, afirma:
“E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele.” Romanos 8.9

Chama de Fogo

Acordar hoje, mais cedo do que o normal, me ajudou a ter tempo para ler a Palavra de Deus, antes mesmo do meu dia começar… que privilégio!
Se somente as pessoas soubessem o quão profundo e motivador Suas palavras são. Elas geralmente são comparadas com águas vivas. Você consegue imaginar o que é beber águas vivas? Eu sim.
Eu me imagino em uma linda e distante floresta, cheia das mais lindas plantas, flores e árvores. Bem no meio dessa floresta existe a mais linda cachoeira, poucas pessoas chegam até lá, porque o caminho não é muito fácil. Você precisa concentrar-se no som das águas pra saber qual caminho seguir. As pessoas tentam chegar lá todos os dias, mas a maior parte desiste.
Mas eu aprendi o segredo de encontrá-la, eu aprendi a meditar.
No Salmo 104, você lê sobre a grandeza de Deus e como toda a sua maravilhosa criação é somente uma pequena gota de água no balde.
Porém, uma passagem me fez parar e pensar:
“… que fazes dos ventos teus mensageiros, dum fogo abrasador os teus ministros.” v.4
Os mensageiros de Deus (anjos) são feitos do vento, também referido na Bíblia como espírito.
Os anjos de Deus já são espíritos, por que então o Salmista aqui está dizendo que eles são feitos do espírito?

Os anjos de Deus já são espíritos, por que então o Salmista aqui está dizendo que eles são feitos do espírito?
O Salmo 104.4 fala sobre Deus fazer de seus anjos espíritos, e Seus ministros como uma chama de fogo. Se os anjos de Deus já são espíritos, então o Salmista está falando sobre outro tipo de anjo, aqueles que não são espíritos, aqueles que são feitos “um pouco menor que os anjos” (Hebreus 2.7), isso quer dizer, nós. Mas não todos nós. Nem todo ser humano ou até mesmo Cristãos receberam esse benefício divino. Por isso é tão difícil as pessoas usarem a fé.
Quando você é espírito, você vê além do que os seus olhos veem. Você tem uma força indescritível, do tipo que as pessoas não conseguem entender… até um pouquinho fora do normal. Como pode uma mãe não se preocupar com o filho que está indo de mal a pior? Aquela que é espírito consegue. Como pode uma mulher, que está sozinha aos trinta anos de idade, não se preocupar com a sua vida sentimental? A que é espírito consegue.
Como o meu cunhado diz, quando você é espírito, você tem um sexto sentido. Você não é limitado por seus cinco sentidos. Você pode ouvir ou ver coisas e ainda assim, manter a sua fé no que você não consegue ver ou ouvir.
Então quem consegue ser espírito?
Aqueles que são NASCIDOS do Espírito de Deus. Quando esse milagre maravilhoso acontece, você se torna a testemunha de Deus nesse mundo. Você tem o que é necessário para dividi-Lo com outros.
Como o Salmo acima diz, você se torna como uma chama de fogo (ou fogo abrasador). Observe que ele não diz ‘chamas de fogo’ – não está no plural, que estranho, não? Todos aqueles que têm o Espírito de Deus são como uma chama de fogo, quer dizer, são um com Ele.

Ele é o fogo e nós somos Sua chama.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

COM VOZ DE JÚBILO


Saí da Babilônia, fugi de entre os caldeus. E anunciai com voz de júbilo, e fazei ouvir isso, e levai-o até ao fim da terra; dizei: O SENHOR remiu a seu servo Jacó

Isaías 48.20

Deus ordenou que Seu povo saísse da Babilônia, pois a morada de todos os demônios não serve para abrigar os separados pelo Senhor. Hoje, os iluminados pela Verdade precisam logo tomar a decisão de sair de onde o engano é ensinado. Os que pesam os prós e os contras jamais são bem-sucedidos na vida espiritual. O ato de confiar em Deus se prova quando há um preço alto para se obedecer a Deus.
Os servos do Senhor têm de fugir de entre os caldeus, pois seus costumes irritam o Todo-Poderoso. Esses costumes possuem a capacidade de enganar até os próprios escolhidos. No meio deles, a iniquidade sobeja sem que eles possam sentir. Quem deseja, de coração, agradar ao Senhor deve distanciar-se do povo da babilônia antes que os espíritos perdidos dessa terra os tornem babilônicos também.
Outra informação importante é que a mensagem de libertação precisa ser anunciada com voz de júbilo, porque o que ela promete fazer é digno de ser entregue com contentamento; desse modo, os tristes verão a diferença, os desvalidos cobrarão forças e os perdidos descobrirão a razão de tal interesse do Senhor. Não se pode esperar sucesso no fazer a obra de Deus se não obedecemos aos Seus preceitos.
A nossa vida deve ser bem-sucedida para que isso sirva de prova do quanto o Evangelho pode fazer por quem não conhece a verdade e, por isso, sofre nas mãos do inimigo. O cheiro suave de Cristo deve ser exalado por nosso intermédio em todos os lugares, para que aqueles que ainda não descobriram os seus direitos em Cristo o façam por meio do conhecimento da verdade, a qual os libertará de qualquer opressão.

Por ser o Evangelho o poder de Deus, não se pode escondê-lO debaixo da mesa, ou em outro lugar. Ele deve ser liberado para todas as pessoas, de todas as partes, tanto em meio a letrados como a iletrados, junto aos poderosos e aos simples. Com isso, não há quem não deseje receber a Vida, que é Jesus.
Como você tem vivido? Não podemos dar o que não temos. O recado que daremos ao mundo tem de ser preciso e bem claro: Cristo já comprou de volta o Seu povo. Se Deus já fez tudo o que era necessário para que os perdidos encontrem o Caminho dos Céus, por que muitos salvos vivem iguais aos que não conhecem o Senhor?
Não há nada que se compare ao verdadeiro Evangelho. Onde ele for pregado, ali estará o poder divino para operar do mesmo modo que o fazia nos dias do ministério terreno de Jesus. Seja forte e destemido. Se alguém vier ao seu encontro pedindo a sua ajuda em oração, ou se o Senhor levá-lo a alguém, ministre o poder de Deus sobre tal pessoa. Quando agirmos como o Mestre agia em Seus dias aqui, os pecadores se converterão.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Hábito de Meditar na Palavra




Pra muitos, a correria do dia-a-dia, às vezes, não deixa tempo para uma parada de reflexão na Palavra de Deus. Quando essas pessoas "superocupadas" chegam em casa, já estão cansadas e sem forças sequer para abrir a Bíblia. Mas sabe aquele tempinho que você tem depois do seu almoço? Ou aqueles minutinhos que você perde só para levantar da cama pela manhã, depois que o despertador toca? Ou quem sabe aquele tempo que você fica dentro de uma condução pra chegar ao trabalho, ou quem sabe à escola? Bem, eu não sei qual o momento do dia você pode aproveitar, mas desenvolver o hábito de meditar nas Escrituras Sagradas é imprescindível.
É preciso encontrar um tempo dentro da sua agenda diária para a leitura da Palavra de Deus. Mais que leitura, encontrar tempo para meditar na Palavra. Ou seja, ler e manter no coração a Palavra por um tempo, até que ela seja apreendida no seu interior. Fazer a Palavra não apenas ficar gravada na mente, mas principalmente no coração. Porque é no coração que ela vai fazer a diferença em nossas vidas.
Bem, eu não sei qual o momento do dia que você pode encontrar pra fazer isso. Mas você precisa encontrar e fazer. Desenvolva o bom hábito de meditar na Palavra de Deus diariamente e descubra os resultados maravilhosos que isso vai lhe proporcionar.

QUANDO O HOMEM DE DEUS TREME

Então, Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito quase uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei e disse: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar e disse: Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos

Daniel 4.19

Há coisas que Deus anuncia que fazem tremer até os que conhecem a sua posição em Cristo. O profeta Daniel, ao entender o que foi revelado ao rei Nabucodonosor, ficou atônito. Que os filhos do Altíssimo se preparem, pois o Senhor não brincou com o que colocou em Sua Palavra: a humanidade irá desesperar-se com o que está programado para acontecer antes da volta de Jesus.
Quando lemos a respeito dos dez grupos que não herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.10), isso nos faz pensar no que estamos fazendo para livrar até irmãos nossos que caíram nesse erro. O Dia do Juízo será de dor, sofrimento e desespero para muitos. Um expressivo número de pessoas acredita que Deus entenderá por que elas erraram e que Ele ão irá condená-las, mas esse pensamento não passa de puro engano, pois o juízo será sem misericórdia!
Existem pessoas que também ficarão desesperadas ao receberem a condenação por seus maus atos. Ao serem separadas eternamente do Senhor, nada mais lhes poderá ser feito. Dentre elas, há muitos considerados servos de Deus, os quais, por uma questão que julgam de menos importância, acham-se no direito de praticar o que a Palavra proíbe. No entanto, nós, que sabemos disso, o que estamos fazendo por eles agora? O que temos feito pelos parentes que ainda não se converteram? Temos alcançado os que só pensam nas coisas materiais e desprezam os avisos do Criador?

Ora, não é errado lutar para conseguir bens materiais; o problema é fazer disso a sua religião. Ainda que fosse com sacrifício, deveríamos buscá-los. Ao aceitarmos Jesus Cristo como Salvador, o manto da salvação também foi estendido sobre eles, pois as Escrituras declaram que você e a sua casa servirão ao Senhor (At 16.31).
Abra seus olhos e passe a fazer a vontade divina na mesma proporção que você recebeu a direção do Senhor, pois a quem muito for dado muito mais lhe será pedido (Lc 12.48). Não podemos economizar tempo nem recursos financeiros para levar a quem quer que seja o Evangelho. Será muito triste ver um dos nossos – ou mesmo um estranho –, que poderíamos ter levado à salvação, marchar para o abismo sem fundo, do qual jamais sairá.
Voltando ao que está programado para acontecer, lembre-se de que a Bíblia anuncia tempos difíceis para a humanidade. As catástrofes aumentarão, guerras e rumores de guerras surgirão com mais intensidade (Mc 13.7), e, quando todos pensarem que o homem alcançou a tão sonhada paz e está em segurança, sobrevirá repentina destruição (1 Ts 5.3). Portanto, não se afaste do que tem aprendido na Palavra de Deus; assim, você estará apto para escapar dos males que virão sobre a humanidade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONSELHO DE PAI

Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma.

Provérbios 19.18

Quando os filhos nascem, sentimos uma alegria imensa. No entanto, com o passar do tempo, alguns deles nos causam muita dor. Isso acontece porque eles não são ensinados a temer a Deus. Às vezes, os pais até que se esforçam para dar boa educação aos seus; porém, eles aprendem mais com as nossas ações do que com as nossas palavras. Veja como você vive o Evangelho, pois será assim que os seus também viverão.
A Palavra de Deus declara que, se instruirmos a criança no caminho em que ela deve andar, quando envelhecer, jamais se desviará dele (Pv 22.6). Isso é para ser levado a sério. Não deixe de ensinar os seus, desde os primeiros momentos de vida, os ensinamentos da divina Palavra. Tanto os filhos naturais quanto os espirituais devem ser tratados como pessoas que carecem do contato pessoal com o Senhor.
Há pais que se esforçam ao máximo para dar boa educação aos seus filhos, mas esquecem, ou não sabem, que a melhor instrução é obtida na Palavra de Deus. Os filhos que não A conhecerem, quando confrontados por uma tentação, tomarão decisões que levarão os pais ao desespero. Não são poucas as famílias enlutadas por causa de filhos que receberam o melhor no aspecto material, mas não resistiram à tentação do suicídio.
O homem é o único ser que, além dos filhos naturais que ele pode trazer a este mundo, consegue levar outros ao mundo de Deus. Esse privilégio está à disposição de todos, mas os que não provam o amor do Pai, ainda que se esforcem, não conseguirão levar os seus rebentos à salvação. Os filhos espirituais precisam, de igual modo, ver o bom exemplo de seus pais para que possam também acertar o Caminho

Se o seu filho natural, ou o que você gerou em Cristo, errar, não deixe de corrigi-lo. Ele precisa entender que o pecado não é uma coisa simples, mas, ao contrário, é uma arma do inferno para roubar da pessoa seu direito da felicidade eterna. O pai que não repreende o filho não somente faz mal a ele, como também despreza o que Deus ordenou. É nosso dever cuidar bem da herança do Senhor; entretanto, não se exceda no castigo, pois, se este for demasiado grande, o convertido poderá morrer na fé.
Seja sempre um pai responsável. Aprenda a ser obediente à Palavra de Deus, esforçando-se ao máximo para que as suas ações falem alto aos seus descendentes. O Altíssimo não terá por inocente os pais irresponsáveis. Aqueles que não cumprem bem o papel de pais chorarão amargamente.
Enquanto a pessoa está viva, há esperança. Então, use a Vara de Deus – a divina Palavra. Com isso, você terá bom resultado em cuidar dos seus.