sábado, 2 de julho de 2011
A causa de infortúnio
Isaías 57.17
O Senhor não contenderá para sempre com quem está decidido a possuir aquilo que não lhe foi dado. Se você continua obstinado no mau caminho, Ele Se esconde de você. Então, você clama por ajuda, pede o socorro divino, mas não encontra Aquele que prometeu guardar sua vida. A pessoa que se dá ao erro comete uma grande bobagem. Deus somente pode ser com quem é fiel em Lhe servir a Ele.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
FAÇA ESTAS DUAS COISAS
“Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias.”
Isaías 51.7
A primeira coisa que um novo convertido deve fazer é esforçar-se para conhecer a justiça do Senhor. Sem isso, ele não terá a força necessária para desfazer as obras que o inimigo inicia em sua vida. No entanto, o melhor momento para se livrar de um mal é quando ele se inicia. Sabendo que o diabo já foi julgado, derrotado e está condenado ao fracasso, você não o enfrentará temeroso, mas com a devida autoridade.
Coloque em seu coração a Lei do Senhor, a qual é transmitida por meio da leitura bíblica e da pregação da Palavra. Sabemos que o que você entende da Escritura é revelação do Altíssimo e, tão logo a vontade divina seja clareada, deve colocá-la no coração. Quem enche o interior com a Verdade não deixa lugar para as sementes do inimigo serem plantadas, e, com isso, Satanás não pode influenciar ou dirigir esta vida.
Ao conhecer a justiça de Deus e ter Sua Lei no coração, você está convidado a dar ouvido ao que o Senhor fala. O Pai jamais declararia algo que não fosse de extrema importância. Ele sabe tudo o que acontece com você, por isso, quando o inimigo está planejando algo contra sua vida, Deus tem ciência disso. Então, ouça o Altíssimo e fique livre de muitas dores.
A desonra dos homens é grande. Para muitos, por exemplo, o adúltero é alguém que sabe aproveitar a vida, mas é o contrário. No Juízo, ele sentirá vergonha e vexame. Alguns partem ainda para a homossexualidade e a prostituição, achando que podem fazer do corpo o que quiserem, porém não é dessa forma que ensinam as Escrituras (Gl 5.19-21). Os que se desonram pagarão caro por isso. Portanto, não tenha medo das ameaças dos homens, pois o Senhor recompensará você.
Outra coisa de grande sabedoria e vantagem é não se preocupar com as injúrias dos perdidos. Quando eles falam mal de você, estão sendo usados pelo diabo para cumprir seus sujos planos. Contudo, a verdade é que, para aqueles que realmente são de Deus, nenhuma ferramenta preparada contra eles prosperará (Is 54.17). Entenda que você tem a capacidade de reduzir a zero todo argumento usado contra a sua vida.
Os ímpios estão perdidos nas garras do enganador e, quando tentam fazer justiça, não conseguem, pois suas mãos estão contaminadas por seus atos. Só mesmo quem é lavado no sangue do Cordeiro de Deus pode usar a justiça divina e fazer prevalecer o direito. Diante disso, vemos que não tem como os filhos de Deus serem tímidos ao reivindicarem o que lhes pertence.
O único escape é converter-se, nascendo da Palavra e do Espírito Santo; do contrário, você não entrará no Reino dos Céus. Se ainda não é salvo, não deixe para depois, pois poderá ser muito tarde. Agora, onde você está, busque a presença divina e se entregue de corpo e alma nas mãos do Senhor, para que você não pereça no inferno.
terça-feira, 28 de junho de 2011
COMO ESTÁ A SUA BOCA?
“Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia.”
Provérbios 20.17
As ofertas do diabo sempre vêm com um poder ilusório tremendo. No início, tudo é lindo, mas, com o passar dos dias, é revelada a natureza de quem está por trás da suposta “felicidade”. Por isso, quem faz o que a Palavra de Deus proíbe descobre que se tornou acessível ao inimigo, e livrar-se dele somente é possível mediante um arrependimento sincero. O pão da mentira é sempre suave ao paladar, porém é dificílimo de ser digerido.
Quem comete adultério, por exemplo, quando começa um relacionamento extraconjugal, acha que encontrou a felicidade procurada; no entanto, a vergonha e os demais danos que esse pecado traz jamais acabam. A pessoa com personalidade fraca deixa-se levar pelos encantos de alguém que o inimigo usa para derrubá-la. Ela não percebe que uma das razões daquela atitude é que a pessoa não tem convivido com a outra por dias, meses e anos seguidos.
Já o desonesto se alegra com uma roupa, um carro, uma casa ou qualquer outro bem que consiga com “mão enganosa” (Pv 10.4); todavia, o pecado fica sempre em sua memória, acusando-o de ser uma pessoa vil e desqualificada. Por esse motivo, não aceite o pão da mentira nem mesmo um pedacinho dele. Caso contrário, no fim, você verá que de pão não havia nada, mas, sim, veneno, o qual, se não for tratado a tempo, poderá levá-lo ao desespero e a um grande sofrimento.
Dê valor ao que é bom e não olhe para o que não provém de Deus. Feche-se completamente para tudo o que não é permitido pela Palavra do Senhor. O engano sempre será engano, e quem dele se utilizar descobrirá, tarde demais, que o diabo o seduziu, e a satisfação de que desfrutou era falsa, levando-o às garras do maligno, que, dia e noite, atormenta com remorso e outros sofrimentos.
O castigo já está determinado para quem age de modo errado: sua boca será cheia de pedrinhas. Imagine como você falaria dessa forma. Ora, teria de ser com a boca bem aberta, tentando falar pela garganta e, ao mesmo tempo, com cuidado para que as pedras não caíssem goela abaixo, não é verdade?
Quem pratica o mal, se não se arrepender e não conseguir o perdão dos seus erros, jamais conseguirá ordenar com clareza os seus direitos. Ele poderá até ser doutrinado em direção ao que deve fazer para ser curado ou liberto de qualquer opressão; entretanto, como sairá a sua ordem se a boca estiver cheia? Com as pedrinhas na boca, como ele mastigará o “pão” que Deus dará para fortalecê-lo a fim de receber sua bênção?
O melhor da vida é ser o que Jesus planejou que você fosse. Deus não é mau ao nos proibir de comer os manjares do pecado; ao contrário, Ele é bom e nos ensina a agir de modo santo. O Altíssimo deseja ver-nos vitoriosos, vivendo livres da opressão das forças das trevas. Portanto, seja amigo de si mesmo e não caia em transgressão.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
DE QUEM VOCÊ É TESTEMUNHA
Provérbios 19.28
Todas as pessoas são testemunhas: ou de Deus, ou do diabo. Os que aprendem com o Senhor falam as palavras dEle, vivem debaixo da proteção delas e, por isso, são sempre alegres e vencem todas as investidas do inimigo contra a sua vida. Já as testemunhas do maligno não veem sentido em clamar pelas bênçãos do Altíssimo. Não somente desprezam o que está escrito nas Escrituras e o que lhes pertence, como também escarnecem do que lhes foi comprado por um alto preço.
Os que servem a Satanás podem ser pessoas simples ou grandes eruditos, uma vez que não é a cultura que responde por eles, mas, sim, o espírito de engano. Em casos como esse, o melhor que podemos fazer é interceder e, com a sabedoria divina, pregar a mensagem do Evangelho.
O tempo todo, a testemunha de Belial vive “engolindo” a iniquidade, e, por isso, sua alma – possuída pelas forças das trevas – não enxerga nada de mal em desonrar o próprio corpo, praticar atos contrários à natureza e envolver-se com tudo o que é errado. Assim, ela vai moldando o seu caráter com influência do causador de todos os males, o diabo, e, mesmo se esforçando para o bem, sempre acaba tropeçando nas armadilhas dele.
A “sede” daqueles que servem ao inimigo é enorme. Em razão disso, tudo o que ele apronta e envia para destruir a humanidade tem em suas testemunhas um sinal de boas-vindas. Elas amam repetir palavras escarnecedoras, contar novas piadas imorais, falar dos erros dos outros e ajudar na queda dos inocentes. Por causa do espírito que as domina, não conseguem fazer o bem. Esse estado irá fazê-las abraçar as chamas infernais, que causarão sofrimento por toda a eternidade.
Já os que dão testemunho de Jesus vivem para fazer o que é correto. Eles estão sempre “ligados” com os Céus e, quando veem alguma obra do mal atingindo uma pessoa, intercedem por aquela vida. As testemunhas de Jesus são como o sal para o mundo, pois, por causa delas e do que pregam, as pessoas não ficam completamente perdidas.
Os servos de Jesus são o prazer do Senhor e têm uma “fome” de fazer o bem, e isso causa admiração até nos que são contra o Evangelho. Por esse motivo, eles se esforçam de tal modo que, quando é preciso, chegam a negar algum prazer a si mesmos.
No grande Dia, os anjos de Deus sairão pelos quatro cantos da Terra para ajuntar a humanidade em dois grupos. Um deles será composto pelas testemunhas de Jesus e ficará à Sua direita; porém, o das testemunhas do inimigo ficará à Sua esquerda. Aos primeiros Ele dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34b). No entanto, para o outro grupo, Cristo falará: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41b). Em qual deles você estará?
VEJA O SEU PROCEDIMENTO
“Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas.”
Provérbios 20.3
Desde que o ser humano está sobre a face da Terra, existem contendas, pois o pecado cometido por Adão fez a alma humana ficar “avariada”. Por esse motivo, o homem cria e se envolve em situações que não lhe dizem respeito. Além disso, pessoas que não temem o Senhor gostam de se mostrar superiores, e algumas até agem como se fossem juízes. Porém, o que entra em questão alheia é como o cidadão tolo que pega um cachorro pela orelha (Pv 26.17) – sairá ferido.
Diz a Palavra que ao servo de Deus não convém contender (2 Tm 2.24), no entanto, em vários lugares, encontramos cristãos que ficam debatendo a respeito da fé. Ora, ninguém irá a Cristo se o Pai, que enviou Jesus, não o levar. Então, definitivamente, não discuta nada sobre religião; ao contrário, peça sabedoria ao Senhor para que, quando for indagado acerca de assuntos religiosos, você possa esquivar-se, deixando a Semente incorruptível plantada (1 Pe 1.23).
Sabendo que o Altíssimo Se agrada do filho que se desvia de contendas, passe a ficar longe de todo tipo de questões, inclusive das fofocas. Não é conveniente a uma pessoa que tem a sabedoria celestial reduzir-se ao nível daquela que, nem de longe, sabe o que é a Verdade. Os que contendem são desprovidos de bom senso, e, muitas vezes, é melhor sofrer um prejuízo do que brigar pelo que acham ser seu direito.
O melhor que podemos fazer é ser a alegria do Senhor em todos os momentos. Ele haverá de nos recompensar todas as vezes que, por causa dEle ou do Evangelho, deixarmos qualquer mau hábito. Contudo, existem “irmãos” que vão perante os juízes incrédulos pleitear aquilo que consideram seu direito, e a Palavra proíbe isso.
As pessoas que não têm o temor do Senhor são chamadas, na Palavra, de tolas (Pv 1.7). Quando Deus usa alguém para lhes dar uma lição, elas se igualam aos piores indivíduos; então, ficam orgulhosas, declaram-se agredidas, roubadas e, quase sempre, partem para o litígio. Porém, não sabem que perderão muito ao terem tal atitude.
Além de descumprirem a Palavra de Deus, os que contendem dão sinais de que ainda não aprenderam ainda que é fácil entrar em debates, mas é difícil sair deles. Então, o demônio que mentiu para essas pessoas impede-as de aceitarem qualquer veredicto contrário. Assim, passam a odiar quem acreditam ter-lhes tirado algo e, com a desobediência, ficam acessíveis ao inimigo. Por essa razão, qualquer prejuízo que for suportado para não ter demônios dentro de si é lucro.
Portanto, fuja de tudo o que possa trazer dano à sua alma e jamais despreze os sábios conselhos do eterno Pai. Ele sabe por que permite que certas coisas lhe aconteçam. Afinal, essa é a Sua maneira de treinar os Seus nos caminhos divinos. Dependa sempre do Senhor e não se afaste dEle por nada. Um dia, Ele irá assentar-se no trono e dará a devida recompensa a todos aqueles que deixaram tudo por Sua causa.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
COISAS QUE INVALIDAM A PALAVRA DE DEUS
Marcos 7.13
É bom que se diga, em alto e bom som, que não existe nem uma pessoa sequer sobre a terra, cuja palavra seja infalível. Também é bom deixar claro que ninguém pode pôr outro fundamento, nem parte dele, a não ser pregar o verdadeiro Fundamento, que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quando alguém acha que a Palavra de Deus não é suficiente para administrar a Igreja, essa pessoa já está contaminada pelo inimigo.
Alguns religiosos, quando não têm explicação para algumas coisas, costumam dar respostas as quais acham mais apropriadas, o que é uma loucura. Na verdade, somente o Senhor é sempre verdadeiro, e todo homem, mentiroso. As respostas de que precisamos para todas as situações estão no Livro Santo. Fora dele, só há confusão e engano. Dentro da Palavra de Deus, encontramos tudo aquilo de que necessitamos.
Nos dias de Jesus, os religiosos ensinavam que, se alguém desse algo que acreditavam ser bom para a obra divina, ele não precisava cuidar dos pais; no entanto, Cristo combateu isso energicamente. Todos nós temos a obrigação de cumprir tudo o que está na Bíblia, e, por nada, somos excetuados de algum mandamento. Quem ensina o contrário tem em si o espírito do engano. Aqueles que fizerem tropeçar alguém pagarão caro por isso.
Os religiosos não permitiam ao próprio Criador fazer o bem, curando no sábado, porque não entendiam que quem sabe fazer o bem, e não o faz, está pecando (Tg 4.17), nem não davam a mínima atenção para esse erro. Ainda hoje, uma porção de mentiras é dita em todas as partes por muitas pessoas que não conhecem o verdadeiro Deus. Elas se intitulam representantes do Senhor, mas, na verdade, representam o diabo.
Hoje, muitos invalidam a Palavra que cura, liberta e leva as pessoas aos Céus, pelo fato de pertencerem a determinada denominação e não crerem “nessas coisas”. Eles não sabem que, de fato, não creem no Senhor. Quem crê em Deus acredita no que Ele diz em Sua Palavra, a qual é a mesma em nossos dias, como o foi nos dias de Abraão, Moisés, Davi e dos apóstolos. Ela continuará ser a mesma para sempre.
Por que as pessoas de fé tentam combater os sintomas, tratando de viciados em drogas, bebidas, prostituição e outros males, com os recursos da Psicologia e das demais ciências humanas, quando teriam melhor resultado se usassem o poder de Deus? Os profissionais da saúde devem usar o conhecimento humano, mas nós temos o poder do Altíssimo para libertar todos os oprimidos. O melhor é que esse poder funciona mesmo.
O Senhor Jesus advertiu que, um dia, daremos conta do que fizemos com os talentos recebidos. Quem não negociou e, por isso, não ganhou outros talentos, prestará contas do desperdício e do prejuízo dado ao Reino de Deus. Cuide-se!
DECIDA O QUE VOCÊ FARÁ
“Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.”
Marcos 8.35
Pedro havia recebido a maior revelação de Deus a respeito de Jesus, mas, por não ter entendido por que o Senhor haveria de sofrer nas mãos das pessoas, nem tido o cuidado de esperar a direção divina para aquele assunto, excedeu-se e começou a exortar Jesus; porém, foi repreendido por Ele. Isso nos ensina a nunca tomarmos decisões que julgamos apropriadas, mas, sim, a orarmos para que o Senhor nos revele a Sua vontade.
Após colocar Pedro no seu devido lugar, o Mestre chamou a multidão a Si e, então, disse que, para ir após Ele, o homem teria de negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lO. Não sei se a reação do discípulo ocorreu porque já se considerava grande pela revelação que ele havia obtido sobre Cristo, mas ela deve ficar como exemplo: quando nos acharmos de algum valor, temos de negar a nós mesmos.
Jesus ampliou o ensinamento, dizendo que quem deseja salvar a sua vida não deve buscar a proteção das riquezas, o conforto da modernidade e outras coisas, pois, se o fizer, perderá a sua vida. No entanto, se perder as oportunidades que se lhe apresentarem, por causa da chamada de Deus, salvará a sua vida. Veja o que o Senhor o dirige a fazer e coloque as mãos na massa; do contrário, você estará errando muito.
Ele disse que quem perdesse tudo por amor dEle e do Evangelho teria a sua vida salva. O que você tem feito com a chamada que o Senhor lhe deu? A sua família o impede de ir onde Ele deseja que você esteja? Tem pensado em ficar rico, nos prazeres que uma vida próspera pode proporcionar-lhe ou, até mesmo, em coisas pecaminosas? Cuidado! É melhor perder tudo por amor de Cristo e do Evangelho.
Quantas pessoas poderiam estar fazendo a obra de Deus, mas estão dedicando a sua juventude, a sua força e os seus dons para amealhar riquezas, prestígio e honras? Quem é chamado para realizar algo para o Reino dos Céus é um privilegiado, pois aqui será um ministro de Deus e, na eternidade, não o deixará de ser. Por que deixar a grande riqueza, a qual jamais acabará, pela falsa, que não traz satisfação alguma?
Não permita que nada lhe roube a felicidade eterna, pois, neste mundo, tudo passa rapidamente, mas aquele que faz a vontade do Pai permanece para sempre. Os que servem a Deus jamais deveriam deixar as fascinações do mundo enganá-los. Parafraseando Spurgeon: ainda que alguém fosse rei, ou presidente do Brasil, ele estaria em posição inferior, pois, afinal, ele é ministro de Jesus Cristo, o Rei dos reis.
Quem for sábio se tornará o maior investidor do mundo, pois aplicará a sua juventude, inteligência e todas as suas capacidades para cumprir a vontade do Criador e Senhor de todas as coisas. Sem dúvida, a recompensa será grande.
Assinar:
Postagens (Atom)






