A "Waterloo" da especulação moderna sobre o Apocalipse
Minha primeira proposta (Andando na Verdade, Ano 1 Número 1, páginas 30-32) foi que deveríamos primeiro ler o Apocalipse para ver o que João esperava que acontecesse no futuro em vez de olhar para trás através de dois mil anos História; então, olhar para a História à luz do Apocalipse, e não interpretar o Apocalipse à luz da História. A aplicação deste princípio leva-nos à estrutura de tempo mais ou menos definido dentro da qual João esperava que suas profecias se cumprissem. A evidência do Apocalipse é que tudo até o reino de mil anos (capítulo 20) era esperado que ocorresse não muito depois que o Apocalipse foi escrito (veja Ano 1 Número 2, páginas 23-25 para mais pormenores.)
Esta atenção ao elemento tempo no Apocalipse fixa alguns limites dentro dos quais os pormenores precisam ser entendidos. Podemos não achar explicação para alguns deles, mas sabemos onde localizá-los na História.
Este único ponto pára, mortos nas suas trilhas, fanáticos e especuladores. Considere alguns exemplos:
ŒAinda que algumas questões sobre o reino de mil anos (20:1-6) possam permanecer sem respostas, sabemos de fato onde colocá-lo na História, pois a prisão de Satanás não estava longe no futuro quando João escreveu (6:9-11; 12:12 com 20:1-3; 13:5 com 17:7-11(veja Ano 1 Número 2, páginas 23-25).
Se o monstro perseguidor esperado por João não estava longe no futuro quando o Apocalipse foi escrito (17:7-11) e continuaria por um curto tempo quando ele chegou (13:5), então não devemos procurar esta besta no século vinte ou no fim dos tempos.
Ž Qualquer que seja a explicação do "Armagedom" (16:12-16), sabemos seu lugar na História.
As Nações Unidas chegaram séculos tarde demais para serem achadas no Apocalipse 17 (ponto de vista das Testemunhas de Jeová).
Apocalipse 11:3 não pode ser evidência em apoio da expectativa dos profetas do século vinte (como um homem alegou). Mesmo se não podemos identificar ou explicar as duas testemunhas, quando a atenção adequada é dada ao elemento tempo contido no próprio Apocalipse, saberemos melhor do que procurá-las num tempo tão remoto do primeiro século.
Em resumo, aprenda as referências ao tempo no Apocalipse e você será capaz de fechar a boca de fanáticos, especuladores e futurólogos. A importância deste ponto em aplicação ao dispensacionalismo pode ser dificilmente exagerada. Apocalipse 20 é a única referência a um "milênio" na Bíblia. Tire isso dos dispensacionalistas e eles terão que reconsiderar cada passagem bíblica e revisar cada mapa que já tenham usado. Enquanto eles estiverem ocupados com sua tarefa, o silêncio nas ondas de rádio será bem-vindo!
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