sábado, 28 de maio de 2011

2º de 5 artigos sobre o Apocalipse


O elemento tempo no Apocalipse

De acordo com o primeiro versículo do livro, o assunto do Apocalipse é: "as cousas que em breve devem acontecer" (Apocalipse 1:1). "Pois o tempo está próximo" (1:3). "Eis que vem com as nuvens" (1:7).

A parte final contém as mesmas referências a tempo. A mensagem do Apocalipse é, de novo, dita ser "as cousas que em breve devem acontecer. Eis que venho sem demora" (22:6-7). Tinha sido dito a Daniel, " ... tu, porém, preserva a visão, porque se refere a dias ainda mui distantes" (Daniel 8:26; conf. 10:14; 12:4,9). Mas João é proibido de preservar ou selar o Apocalipse, porque não lida com o futuro remoto: "o tempo está próximo" (Apocalipse 22:10).
Essa declaração é imediatamente seguida por outra indicando que o tempo está próximo quando o caráter será finalmente acertado e será muito tarde para mudar (22:11). O próximo versículo tem o Senhor dizendo, "Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo suas obras" (22:12). Então, pela terceira vez, no 22:20, "Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente venho sem demora."

É inevitável a conclusão que o Apocalipse trata principalmente de eventos que deveriam acontecer logo depois que o livro foi escrito. Se alguém nos disser que mil anos é como um dia para o Senhor (2 Pedro 3:8), precisamos replicar que o Apocalipse não foi escrito para o Senhor, mas para homens, em termos inteligíveis para eles (conforme Apocalipse 1:1-3; 22:6-9). Nem pode a frase "Eis que venho sem demora" referir-se a uma vinda milênios mais tarde, mesmo que seja executada rapidamente uma vez chegada a hora. O tempo estava tão próximo que o livro nem foi selado.

Por outro lado, a referência não pode ser à vinda de Cristo no fim do mundo. Poderia dizer alguém que isso é óbvio pela história mas, mais importante, o próprio livro do Apocalipse deixa óbvio que o fim do mundo não estava próximo, pois uma das visões de João coloca-o a pelo menos mil anos no futuro (Apocalipse 20).

O que, então, quer dizer "as cousas que em breve devem acontecer"? Qual vinda de Cristo estava próxima. A resposta a estas questões precisam ser determinadas pela evidência do próprio livro do Apocalipse. Essa evidência é encontrada em quatro passagens: Aos mártires que já tinham sido mortos foi dito "que repousassem ainda por pouco tempo" e seu sangue seria vingado (6:9-11). Desde o tempo da derrota de Satanás por meio da cruz, simbolicamente retratado em Apocalipse 12:7-12, ele está "cheio de grande cólera" contra a igreja (explicando as perseguições), "sabendo que pouco tempo lhe resta" (12:12). O principal instrumento da ira de Satanás era a besta, um monstro perseguidor, que não estava longe no futuro, ao tempo do Apocalipse (17:7-12), e quando ele vier ele continuará por apenas quarenta e dois meses (13:5). Depois desse "pouco tempo" Babilônia cairia (capítulos 17-18), a besta e o falso profeta seriam derrotados (capítulo 19), e Satanás seria preso por mil anos (20:1-3). Assim, "as cousas que em breve devem acontecer", que estão "próximas", são identificadas com o conflito entre a igreja e o monstro perseguidor (que não estava longe), terminando com a derrota do perseguidor e a prisão de Satanás depois de curto tempo. Independente da maneira que alguém possa explicar o sentido do "milênio", o livro do Apocalipse certamente não deixa dúvidas onde ele começa, a saber, não muito depois que o Apocalipse foi escrito. Não tentarei me fazer de historiador, mas insistirei que isto é o que João disse no livro que ele escreveu.

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