domingo, 29 de maio de 2011

A PERVESIDADE DA LINGUA


Texto Bíblico: Tiago 3.3-12

Tiago descreve o poder e a perversidade da língua.

Tem o poder de inflamar paixões. Como um mal incontido, é quase sempre impossível controlá-la. Ademais, é absolutamente inconsistente o fato de que a mesma língua bendiga e também amaldiçoe os outros.

Abençoar com palavras é prover com poder para o sucesso, a prosperidade, e assim por diante.

Como cristãos somos chamados para abençoar os outros, no sentido de buscar o melhor para eles independente da maneira como somos tratados. (Lucas 6.28)

Em provérbios 6.16-19, o sábio Salomão listou 7 coisas que aborrecem a Deus. Quase a metade está relacionada com o que se fala. A Bíblia diz que o que não refreia a língua, engana seu próprio coração, e a sua religião é vazia e sem valor.

Tiago 1.26
As palavras têm grande força, tanto para o bem como para o mal. Os ensinamentos podem ser magoados e a moral de alguém arrasada, por palavras cruéis e impensadas. Elas ferem como pontas de espada (Provérbios 12.18). Da mesma maneira, uma boa palavra dita há seu tempo, pode trazer ânimo. Um grande mal provocado pelas palavras é a lisonja. O bajulador pode levar seus companheiros a dizer coisas que prejudicam a si próprios, além de afetar a outras pessoas.

Então, o melhor a fazer é controlar a língua. A disciplina é algo valioso e traz grandes benefícios para os que aceitam. Em contrapartida, os que rejeitam os conselhos e repelem a disciplina, aqui mesmo na Terra, enfrentam as conseqüências de seus atos e, na eternidade, o rigor da condenação eterna.

√Lembre-se: 
A morte e a vida estão no poder da palavra. (Provérbios 18:21)
Nossas palavras têm o poder para destruir e edificar vidas. 
Para termos dias felizes precisamos refrear nossa língua (1 Pedro 3:10)
Perfeito é aquele que tem a capacidade de refrear sua língua. (Tiago 3:2)

Que Deus te abençoe com esta palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário